Índia - Parte I

Resultado de imagem para India

Não sei o que passa na cabeça das pessoas quando se fala em Índia, mas na minha a primeira coisa que me vem a mente é uma cena um tanto grotesca de um corpo sendo velado as margens do Ganges e devidamente "desovado" para dentro do rio. Acho que foi algo que me marcou graças a algum documentário do National Geographic. E sim, isso é um preconceito.

Resultado de imagem para corpses in the ganges

Nós "ocidentais" temos uma tendencia de nos sentirmos desconfortáveis com qualquer manifestação cultural muito distante de nossos próprios costumes. O Ocidente de hoje, no entanto, é constituído de um mosaico de culturas e, mesmo assim, temos muito pouca noção do quão distantes são estes mundos dos grandes centros urbanos seja nos países desenvolvidos ou aqui, no mundo subdesenvolvido.

Por causa de uma predisposição quase imperativa de pré-julgamentos, as culturas ocidentais são sempre rápidas a determinar se alguma outra manifestação cultural é ou não "selvagem", "bárbara", "incivilizada", "primitiva". A Índia e sua pluralidade absoluta (uma vez que são mais de 1 bilhão de pessoas concentradas em uma área do tamanho da Região Norte) manifesta quase um sistema mitológico próprio dentro do imaginário ocidental... Afinal de contas para muitos as Américas foram "descobertas" a partir da iniciativa Européia de buscar pelas Índias.

Hoje a Índia não é apenas uma nação bem situada, mas também a maior democracia representativa da Terra. Os antigos valores que permeiam as diversas identidades culturais ali presentes coexistem com a modernidade e o avanço de um dos países que mais se desenvolve técnica e economicamente nos últimos 30 anos. Em meados de 1974 o governo indiano trouxe a público que o país possuía armamento nuclear... Isso não facilitou as coisas uma vez que a tensão fronteiriça com o Paquistão estava nas alturas.



O codinome da primeira bomba atômica indiana foi "Smiling Buddha", ou "Buddha Sorridente"... Gente, não sei vocês, mas acho que isso foi a coisa mais passivo-agressiva que a Índia já fez em toda sua história.

A história da Índia implica a um legado de longevidade quase incalculável. Presença humana no subcontinente indiano? Pelo menos a partir de 80.000 anos atrás!!! Dá para ir além, inclusive, uma vez que o continente asiático foi pulverizado das mais diversas espécies humanas e, portanto, a presença de hominídeos pode ir além dos 2 milhões de anos atrás. Tendo em vista que a presença de hominídeos na Europa começa entre 2 a 1,8 milhões de anos, temos que a Índia foi ocupada significativamente antes ou até ao mesmo tempo.


Humanos saíram do continente africano...

Imagem relacionada

A pé...

Imagem relacionada
Datação de DNA mitocondrial dos humanos modernos

Atravessando o Saara...


O SAARA JÁ FOI UMA FLORESTA TROPICAL!
A crescente fértil...

Imagem relacionada


Enfim... A humanidade andou muito pra chegar daqui:

"Mas Davi, o mapa ta errado!"

Até aqui:


Será mesmo?  ¯\_(ツ)_/¯

Cerca de 3.300 antes da Era Comum (a. E. C.) a região do Vale do Indo começa a passar pelo primeiro processo de urbanização da região.

File:Indus Valley Civilization, Mature Phase (2600-1900 BCE).png

É uma região que hoje é basicamente uma da áreas de tensão diplomática mais curiosas do planeta, como eu disse acima. A fronteira entre a Índia e o Paquistão fica nessa região e os dois países, apesar de dividirem esse legado histórico muito claro, tem relações quase nulas.

O Vale do Indo foi "casa" da Civilização do Vale do Indo ("CVI", e sim, não é um nome muito criativo, mas os arqueólogos trabalham com o que dá). Em meados de 2.600 a. E. C. a CVI foi, junto do Egito e Mesopotâmia, uma das primeiras civilizações humanas.



Nesse brinquedo de terra-cota é possível perceber a utilização de animais de carga, búfalos, para a tração de uma carruagem. É importante salientar o papel da domesticação animal, junto da presença de rios e vales férteis, para a emergência e viabilização de civilizações humanas de maior complexidade. Um boi, um cavalo, um cão, tudo isso, até não menos que 300 anos atrás, era tecnologia de ponta. Animais domésticos eram tração, força, alimento, companhia, TECNOLOGIA! Drenar um pântano? Tração animal. Moer grãos? Tração animal. Carregar materiais de construção? Tração animal...

A força de trabalho humana é energética e potencialmente limitada (não temos energia nem força o suficiente para trabalhos ostensivos e logisticamente eficazes a curto prazo). Claro que a engenhosidade de nossa especie é superior a qualquer limitação, é só pensar que os Astecas construíram uma das maiores cidades do século XIV sem nem terem "descoberto" a roda... Enfim, digressões a parte, voltemos para o Vale do Indo.


O povo que viveu nessa região, os "Harappans", desenvolveram técnicas de metalurgia e artesanato que seriam próprias da região. Foi uma sociedade altamente técnica, uma vez que construiu cidades com tijolos e sistemas de drenagem e irrigação. Isso irá permanecer nas civilizações posteriores. 

A CVI ira marcar a Idade do Bronze do subcontinente indiano, mas na Idade do Ferro as civilizações védicas irão imprimir as grandes marcas, estas que hão de transformar até a Europa, não muitos séculos depois com as migrações indo-europeias dos grupos arianos (não, nada tem a ver com as doutrinas raciais da Alemanha Nazista).

Em meados de 1.200 a. E. C. temos a emergência dos povos vedas (ou védicos). Estes surgiram da confluência entre os grupos do Vale do Indo com os Arianos vindos das regiões centrais da Eurásia.


A partir da Índia Védica se inicia um processo de ocupação de ambas as extremidades do subcontinente, de leste a oeste. O célebre rio Ganges é tornado centro da expansão veda, inclusive. O Ganges é uma das regiões mais conhecidas da Índia contemporânea... MAS, ESSA É UMA OUTRA HISTÓRIA!

(risos) Na verdade é uma outra parte. A Índia Védica exige uma parte só para ela uma vez que vai convergir com o surgimento do Budismo e os ensinamentos de Gautama (o Buda) irão criar uma das situações mais estranhas de toda a história militar: um príncipe convertido que para de investir em guerra e resolve financiar a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos de seu império...

Enfim, até a próxima!

https://www.sciencedaily.com/releases/2016/11/161130141053.htm
https://www.cell.com/trends/ecology-evolution/fulltext/S0169-5347(09)00185-2
https://timesofindia.indiatimes.com/home/science/Indus-Valley-people-migrated-from-villages-to-cities-New-study/articleshow/47111875.cms
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4414352/
https://www.discovermagazine.com/the-sciences/indo-aryans-dravidians-and-waves-of-admixture-migration

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imagens e significados: o "Meme"

Um mundo sem tempo...